qspsummit2019@qspsummit.com
Manuel Carvalho
Manuel Carvalho

Diretor

Público
Nasceu no Alto Douro, em 1965, foi professor durante dois anos e fez parte do grupo de estagiários que integraram a primeira redação do Público, no final de 1989. Durante quase uma década trabalhou na secção de Economia, tendo recebido vários prémios de jornalismo desta área. 

Fez estágios e programas de formação em Portugal, Japão (International Studies and Training), Estados Unidos (German Marshall Fund) e Bélgica. Foi grande repórter do Diário Económico em finais de 1998 e regressou ao Público, em 1999, para lançar o suplemento Fugas, em parceria com David Lopes Ramos. Entrou na direção do jornal em 2000, onde permaneceu até 2013. 

Entretanto, estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e História na Faculdade de Letras, onde se licenciou. Após a saída da direção do Público, estreou como Redator Principal a “Memória Futura”, uma coluna de opinião semanal. 

Vencedor do Prémio Gazeta de Imprensa, em 2014, com uma série de reportagens sobre a I Guerra Mundial em Moçambique. É comentador das áreas de economia e política da RTP. Autor da obra “A Guerra que Portugal Quis Esquecer” (Ed. Porto Editora, 2015) e de vários títulos dedicados ao Douro e ao Vinho do Porto. É, desde julho de 2018, Diretor do Público.