Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência de utilização possível. A informação dos cookies é armazenada no seu navegador e desempenha funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.
Worklab
Global Geostrategy Through Economic Diplomacy
DIA & HORA:
DURAÇÃO:
LOCAL:
LÍNGUA:
Key Points
As fronteiras entre economia e política internacional estão cada vez mais difusas. A diplomacia económica deixou de ser apenas uma ferramenta de apoio às empresas e passou a ser geoestratégica usada por grandes potências para reposicionar influência. China, EUA, Europa, Rússia e até países do Golfo usam comércio, investimento e infraestruturas para redesenhar alianças e dependências.
Neste contexto, o papel de países de média dimensão — como Portugal — ganha uma nova importância: ou se posicionam estrategicamente através da diplomacia económica, ou arriscam irrelevância num mundo cada vez mais competitivo e fragmentado.”
- Quais os eixos mais relevantes da diplomacia económica no contexto da geoestratégia global? Estamos perante uma nova forma de “guerra silenciosa”?
- Como pode o setor empresarial europeu— nomeadamente os gestores— alinharem-se melhor com a diplomacia económica Europeia e Mundial? Há canais, programas ou redes pouco exploradas?
- Que desafios e oportunidades se colocam a Portugal, enquanto economia aberta e periférica da Europa, neste novo xadrez geoestratégico?
- Num mundo em transição energética e tecnológica, como pode Portugal usar a diplomacia económica para liderar em nichos estratégicos e não apenas seguir os grandes blocos?

Where the Thinkers are
Edição 2025
Sobre
Connect
Subscreva a Newsletter
Seja o primeiro a saber todas as novidades, lançamento de oradores, entre outros.